Um dos nomes mais respeitados do universo dos videogames, o desenvolvedor japonês Kazunori Yamauchi, criador do simulador de corridas "Gran Turismo", aterrissou no Brasil pela primeira vez para revelar que o piloto brasileiro Ayrton Senna poderá ser controlado no jogo "Gran Turismo 6", que chega em dezembro para PlayStation 3.
Durante entrevista ao G1 no evento da Sony na Brasil Game Show (BGS) 2013, Yamauchi afirma que o objetivo da equipe da Polyphony Digital, produtora do game, é cobrir a carreira de Senna do momento em que ela começou até as suas primeiras vitórias na Fórmula 1.
"Primeiro [iremos incluir] as pistas que ele costumava dirigir de kart, e talvez as pistas e carros da Fórmula 3. Depois, na Fórmula 1, as primeiras corridas em que ele ganhou a 'pole position'", diz Yamauchi. "Espero poder incluir a maioria desses eventos para os jogadores poderem enfrentar esses desafios. Ou talvez correr contra Ayrton Senna".
O conteúdo adicional dedicado ao ídolo nacional, que será disponibilizado após o lançamento por meio de downloads, é parte de uma parceria entre PlayStation e o Instituto Ayrton Senna. Segundo a companhia, parte da arrecadação com as vendas de "Gran Turismo 6" no mundo será revertida para a organização.
Kazunori Yamauchi durante anúncio da Sony na
Brasil Game Show 2013 (Foto: Bruno Araujo/G1)
Ainda durante o anúncio da Sony, Yamauchi relatou que "sem a história de Ayrton Senna, não haveria 'Gran Turismo'", e que sua missão era manter a vibração da vida do piloto no game, sensações transmitidas também posteriormente na entrevista. "A presença de Ayrton Senna é muito grande e eu nunca imaginei conseguir incluí-lo no jogo. O encontro entre o instituto e a nossa companhia é devido a muita sorte. É uma combinação de eventos que acabou muito bem".
Além do conteúdo por download inspirado em Senna, os jogadores brasileiros poderão comprar um pacote que inclui um PS3 e uma cópia de "Gran Turismo 6" com 25 veículos adicionais e US$ 1 milhão na moeda do jogo. O preço da edição ainda não foi revelado.
Edição: Daniel Feitosa e Lucas Mascarenhas Tomas